APENAS UMA DAS ALTERNATIVAS ESTÁ CORRETA.
As respostas serão exibidas ao final do simulado.
Resultados
#1. A prática de deitar óleo ao mar é muito antiga e serve para:
Anterior
Próxima
#2. Durante o dia, observou-se um pilar, com dois cones pretos em cima, Nesse caso, estamos diante de:
Anterior
Próxima
#3. São sinais de perigo, exceto:
Anterior
Próxima
#4. Numa ponte que atravessa o rio, observou-se um retângulo vermelho, com uma faixa branca no meio, isto significa que o:
Anterior
Próxima
#5. O sinal de canal que fica a boreste de quem entra no porto tem a cor:
Anterior
Próxima
#6. Durante o dia, observou-se uma haste em forma de pilar, com duas esferas pretas na sua parte de cima. Nesse caso, estamos diante de:
Anterior
Próxima
#7. Quais os formatos das boias laterais de canal?
Anterior
Próxima
#8. No Brasil a “direção convencional do balizamento”, ou seja, a numeração do balizamento cresce sempre:
Anterior
Próxima
#9. As boias do balizamento podem ser, quanto a apresentação de luzes:
Anterior
Próxima
#10. Além dos sinais que indicam ao navegante as ações a empreender para manter-se no canal, as regras para o balizamento fluvial preveem ainda, símbolos para indicação de:
Anterior
Próxima
#11. Uma embarcação, à noite, exibindo três luzes circulares verdes, formando um triângulo, será uma embarcação:
Anterior
Próxima
#12. A cor das luzes de sinais cardinais, perigo isolado e águas seguras são:
Anterior
Próxima
#13. À noite foi avistada uma luz verde piscando e pela carta náutica, verificou-se a aproximação da entrada de um porto. Qual seria o formato provável deste sinal?
Anterior
Próxima
#14. Na situação de rumos cruzados, quem tem preferência de passagem?
Anterior
Próxima
#15. Num pilar de uma ponte sobre um rio navegável, observou-se um triângulo vermelho, isto significa que o:
Anterior
Próxima
#16. Embarcações de comprimento inferior a 12 metros, quando navegando à noite deverão acender as luzes de BE e BB, e:
Anterior
Próxima
#17. As situações abaixo, são as que eu utilizo as luzes de navegação, exceto:
Anterior
Próxima
#18. A marca de tope do sinal cardinal norte são:
Anterior
Próxima
#19. A marca de tope do sinal cardinal oeste são:
Anterior
Próxima
#20. Dois apitos longos de dois em dois minutos, significam:
Anterior
Próxima
#21. Dois apitos longos seguidos de dois curtos, significam:
Anterior
Próxima
#22. Qual habilitação que pessoa menor de idade (menor de 18 anos), pode tirar
Anterior
Próxima
#23. NORMAM 03 define lotação como:
Anterior
Próxima
#24. Embarcações de comprimento inferior a 7 metros, com relação às luzes de navegação, quando fundeadas fora de ou das proximidades de um canal estreito, uma via de acesso, um fundeadouro ou rotas normalmente utilizadas por outras embarcações:
Anterior
Próxima
#25. Uma embarcação de esporte e rereio deverá evitar cruzar uma via de tráfego, porém, se for necessário tal manobra, deverá fazê-la:
Anterior
Próxima
#26. A NORMAM 03, define amador como:
Anterior
Próxima
#27. De um modo geral, o efeito das águas rasas é:
Anterior
Próxima
#28. Considerando as áreas seletivas para navegação, definidas pela NORMAM 03, as embarcações utilizando propulsão a remo ou a vela poderão trafegar a partir de:
Anterior
Próxima
#29. As regras do RIPEAM se aplicam a:
Anterior
Próxima
#30. Uma embarcação com comprimento igual ou superior a 100 metros, fundeada, em visibilidade restrita, deverá soar:
Anterior
Próxima
#31. Correr com o tempo significa:
Anterior
Próxima
#32. Uma embarcação navegando à vela, quando também usando sua propulsão mecânica, deve exibir a vante, onde melhor possa ser visto:
Anterior
Próxima
#33. A vistoria que se realiza por ocasião da reclassificação da embarcação de esporte e/ou recreio da Navegação interior para Mar Aberto, chama-se:
Anterior
Próxima
#34. O termo “em movimento” se aplica a todas as embarcações que:
Anterior
Próxima
#35. Uma vantagem das embarcações de dois hélices sobre as de um hélice, sob o ponto de vista evolutivo, seria:
Anterior
Próxima
#36. Embarcação aproximando-se de curvas ou canais estreitos, onde possa haver outras embarcações ocultas por obstáculos deverá, como advertência, dar:
Anterior
Próxima
#37. Quando eu avistar uma embarcação e para ter certeza de que está havendo risco de colisão, a seguinte situação estará sendo apresentada:
Anterior
Próxima
#38. Deve ser considerada uma embarcação alcançadora aquela que se aproximar da outra vindo:
Anterior
Próxima
#39. Uma embarcação de propulsão mecânica com menos de 12 m de comprimento, ao invés das luzes prescritas no parágrafo “a” da regra 23 do RIPEAM, pode exibir:
Anterior
Próxima
#40. A prerrogativa de estabelecer o valor da multa e o período de suspensão do Certificado de Habilitação, respeitados os limites estipulados na RLESTA, é da competência: